OS TEMPOS QUE CORREM. Miguel Vale de Almeida


24.9.07  

Notas de trânsito

1. Como diz Mma Precious Ramotswe, a detective do Botswana*, "you can tell a country by its traffic". Por estes dias tive que pegar no carro pela primeira vez em meses. Big mistake. Não ajuda muito na relação afectiva com a Nação.

2. O que diz então o trânsito português sobre Portugal? Bem, a mesma pessoa que demora horas a arrancar no sinal verde, acelera loucamente para passar no sinal quase vermelho logo a seguir.

3. Anúncio na estrada de Sines para Lisboa: "Vende-se triciclo de 3 rodas"

4. Ainda nessa estrada: há cinco anos que definha um "outdoor" do PSD local que, no início, se congratulava com a conclusão ou reparação do IP8. Dizia "Cumprimos!" e mais não sei quê. O cruel tempo tratou dele - que mais ninguém o fez... - e agora só diz: "rimos!"

5. Pichagem de beira de estrada: "Portugal a concelho!"

*da série No 1 Ladies' Detective Agency. Conheci Mma Ramotswe pela primeira vez ao ler The Kalahari Typing School for Men. O autor, Alexander McCall Smith também tem um livro a gozar com a academia. Intitula-se curiosamente Portuguese Irregular Verbs.

mva | 10:07|
Comments:
Os livros do sr. Smith são deliciosos :) Vale muito a pena ler o "Portuguese Irregular Verbs", muito menos conhecido que a série das ladies detectives - que está traduzida por cá, mesmo Portugal sendo uma carta fora do baralho no livro..
 
Essa pichagem do Portugal a Concelho é genial... e pelos vistos já lá está desde janeiro: http://mourinha.blogspot.com/2007/01/vox-populi.html

E ainda ninguém fotografou isso para a posteridade?
 
Miguel, gostaria que, quando voltasses a fazer o percurso Sines-Lisboa, avisasses antes. Teria o maior prazer em convidar-te para um chá em minha casa.
 
Sim... para mim a questão do transito em portugal é quase uma expressão artistica. D-eficiencia mental expressa em deficiencia funcional. No fundo temos dois problemas essenciais, o primeiro é o de quem projecta que pensa o portugal de hoje como o portugal dos anos 80 onde quase ninguém tinha "pópó",e que até lhes dá jeito fazer estradas estreitinhas... (sempre são mais uns lotes que se venden mas bermas), o segundo um problema civico onde gente atrasada (temporalmente), corre em desalme para chegar a tempo deixando para trás toda e qualquer regra de transito como se não tivesse sequer passado no código nem na condução. e sobretudo não percebendo que a solução seria saír de casa apenas uns minutinhos antes.
enfim... problemas de indole cultural e civica, que não parecem ter cura por falta de mais dois pormenorzinhos: auto-reflexão e consciencia critica.
 
Enviar um comentário